No âmbito do projeto Erasmus+ 2024 KA122 VET - Aprender a Trabalhar na Europa, nos passados dias 9, 10, e 11 de setembro decorreu na Escola Secundária Poeta António Aleixo o ciclo de formação Percursos Flexíveis de Aprendizagem na Formação em Contexto de Trabalho do Ensino Profissional, no qual participaram 30 professores de escolas secundárias de Portimão e Lagos.
A dinamização da formação foi assumida por Anders Nordanger, na qualidade de invited expert, tendo sido coadjuvado por Isabel Quirino, psicóloga no SPO do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, e por João Gandaio, psicólogo no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas. Anders Nordanger, fundador da organização Tverrfaglig.no, Bergen, Noruega, é especialista em processos de comunicação e colaboração inter-sectoriais aplicados à resolução de problemas sociais complexos, isto é, problemas cuja resolução envolve a participação ativa de parceiros provenientes de diferentes sectores.
Tendo como objetivo capacitar a escola para a optimização de processos de colaboração na organização da formação em contexto de trabalho do ensino profissional, o roteiro do ciclo de formação proporcionou aos participantes a reflexão sobre práticas em uso nas escolas, a par da reflexão sobre as perspectivas de diferentes parceiros no que diz respeito à formação dos jovens para o trabalho. Mereceu destaque especial a participação dos ex-alunos Alexandre Santos (AEPAA) e Tomás Reis Rodrigues (AEJD), a qual permitiu compreender a pertinência de envolver os jovens na co-criação dos seus próprios percursos de aprendizagens no ensino profissional.
Esta atividade foi organizada pelo Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo em colaboração com o CFAE Portimão e Monchique, tendo sido co-financiada pela União Europeia através do programa Erasmus+.