No âmbito do projeto Erasmus+ KA122 VET - Aprender na Europa, em implementação no agrupamento no presente ano letivo, decorreu no final do mês de novembro a primeira mobilidade internacional prevista no projeto. 

Com o objetivo de estudar o modelo de implementação da flexibilidade curricular no ensino profissional na Finlândia, entre 26 e 30 de novembro os professores João Rosado, Isabel Madeira, Verónica Lopes, Maria João Silva, Telmo Martins, Filipe Ventura, Paulo Tendinha e a psicóloga Isabel Quirino, coordenadora de projecto, participaram no curso Original Best Practices Benchmarking - Vocational Education and Training in Finland, que decorreu na cidade de Helsínquia, Finlândia. 
A par de diversas sessões em sala sobre as características do sistema de ensino profissional finlandês, dinamizadas por especialistas e por elementos de orgãos de gestão de instituições de ensino profissional, o curso integrou visitas de estudo a escolas de ensino profissional e a centros de educação não-formal abertos a toda a comunidade: Aviapollis VET College, Varia VET College, Vantaa Robotiikan oppimiskeskus - Learning Center for Robotics and Programming, Arbis - Educational Division of the city of Helsinki, Helsinki Central Library - Oodi. Houve ainda oportunidade para visitar a feira educativa Studia - Finland Education and Training System, muito semelhante ao evento Futurália que se realiza anualmente em Portugal.
A avaliação desta mobilidade permitiu concluir que os objetivos definidos foram integralmente alcançados de forma muito satisfatória. O grupo que se deslocou à Finlândia encontra-se agora a preparar um conjunto diversificado de atividades de disseminação das aprendizagens realizadas, a realizar no decurso do mês de janeiro 2024 tendo como destinatários todos os agentes da comunidade educativa.
Esta mobilidade foi financiada pela União Europeia através do programa Erasmus+.
 
grupo 
EU logo
 
Saber +

Finnish Vocational Education and Training (VET) - https://www.youtube.com/watch?v=mzRklnHP5iU&t=2s  

 

Go to top